sábado, 26 de novembro de 2011

Alexandre, o Grande: A sorte favorece os destemidos!

Construção de estatua em homenagem a Alexandre, na Macedônia. 2010

Com um grande sucesso em 2004, o filme Alexandre traz a tona a vida de um dos principais conquistadores da Antiguidade, que com seus exercitos, derrotou os persas e dominou 90% do mundo conhecido. Tendo como tutor filosofo Aristoteles e mesmo no auge, quando desejava conhecer o mundo todo e morrendo muito cedo, Alexandre, o Grande desperta a admiração de muitos de sua época, como Julio Cesar em Roma mais tarde, e dos mais contemporaneos. Mal sabia Alexandre, que ao formar esse imenso e fabuloso império, ele difunde e mistura valores gregos e orientais, lançando as bases do mundo ocidental.  Leia Mais!


Alexandre, o Grande
A Macedônia, situada ao norte da Grécia, possuía caracaterísticas civilizatórias próximas aos gregos, pelo grande contato que possuíam. Eram agricultores e pastores e o poder estava nas mãos de proprietários de terras e de escravos.  No final do século IV a.C, no reinado de Felipe II, houve a centralização política. O rei confiscou a terra dos aristocratas e a distribuiu entre os camponeses, diminuindo o poder da nobreza. Reorganizou seu exército, criando a famosa Falange macedônica (unidade de infantaria formada por 16.384 homens). Pretendia ter um Estado forte, capaz de derrotar os persas, mas devia ter apoio dos gregos.

               Aproveitando-se do enfraquecimento das cidades gregas, devido as rivalidades que existiam entre elas, elaborou um plano de conquista destas cidades e torná-las suas aliadas. Em 338 a.C, Felipe II derrotou os gregos na batalha de Queronéia. Dois anos depois, foi assassinado por seus generais.

Formação e fragmentação do império: Com o assassinato de Felipe II, em 336 a.C, assume seu filho Alexandre Magno, discípulo de Aristóteles e admirador da cultura grega. Após a conquista da Grécia, avançou sobre a Ásia, conquistando a Síria, a Fenícia, a Palestina, o Egito e o Império Persa. Em 327 a.C, conquista a Índia. Com soldados esgotados, sofrendo com calor e chuva, Alexandre teve de voltar ao Ocidente. Em 323 a. C, Alexandre vêm a falecer na Babilônia, capital do Império. Os seus generais lutaram entre si e formaram novos reinos: Seleuco ( Pérsia, Mesopotâmia e Síria), Cassandro (Macedônia e Grécia), Lisímaco (Ásia menor e Trácia) e Ptolomeu (Egito). As campanhas de Alexandre contribuiram para a fusão da cultura grega com a cultura oriental, cujos os grandes centros foram Alexandria do Egito (cuidado! Nessa época, Alexandre nomeou em todo seu império pelo menos 10 cidades com esse nome), Pérgamo e Antióquia. Era denominado de Helenismo.
Mosaico retratando a batalha de Gaugamela, entre as forças de Alexandre e o exército persa de Dario.
               É marcado pelo desaparecimento da democracia e o surgimento de monarquias absolutas teocráticas. Terminou a antiga fronteira entre Ocidente e Oriente, devido a intensa migração e trocas de técnicas e conhecimentos entre os dois pólos. O comércio se intensifica, sendo o grego a lingua oficial e Atenas foi substituída por Alexandria como o principal mercado mundial, pela posição geográfica que favorecia o desenvolvimento do comércio em larga escala. Destacaram-se também as cidades de Mileto, Éfeso, Pérgamo, Bizâncio, Rodes e Delos. 

Cultura helenistica: Como resultado das campanhas militares de Alexandre, surgiu a cultura helenística. Houve a influência da cultura oriental na cultura grega, sendo os aspectos formais predominantemente gregos. A arquitetura tornou-se grandiosa e luxuosa, sendo construídos inúmeros altares, rodeados de colunatas e grandes palácios, rodeados de jardins e parques. A escultura e pintura tornaram-se mais realistas, retratando a violência, as paixões e o sofrimento humano, destacando a noção de movimento das obras representadas. Na pintura, a noção de perspectiva foi utilizada para representar as paisagens, demonstrando melhor um jogo de luz e sombras. Nas ciências tiveram grande desenvolvimento, destacando-se Ptolomeu (Astronomia), Erastótenes (Geografia), Arquimedes (Física), Euclides (Geometria), Herófilo (Medicina), entre outros.  

Extensão máxima do império de Alexandre, o Grande
Vitoria de Samotracia, estatua com influencia helenica.
Laocoonte e seus filhos, obra de influencia helenica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário