quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Editora enfrenta polêmica ao reeditar livro de Hitler

'Mein Kampf' (Minha Luta) foi escrito pelo nazista nos anos 20

17 de janeiro de 2012 | 21h 30

Maria Fernanda Rodrigues - O Estado de S.Paulo
 
De tempos em tempos a publicação de uma nova edição de Mein Kampf (Minha Luta), livro escrito por Adolf Hitler nos anos 20 e que seria tomado como "a bíblia nazista", volta ao debate.

Genebra celebra o tricentenário de Rousseau

18/01/2012 - 07h45
DA FRANCE PRESSE

A cidade de Genebra, na Suíça, prepara-se para celebrar os 300 anos do nascimento do filósofo Jean-Jacques Rousseau, com uma série de exposições, espetáculos, concertos, filmes, passeios e conferências.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Túmulo de cantora do deus Amon-Rá é descoberto próximo ao Cairo

Importância da descoberta é provar que no vale dos Reis há sepulturas de outras personalidades da época da 22ª dinastia, além dos faraós

 Uma equipe de arqueólogos suíços descobriu o túmulo de uma cantora do deus Amon-Rá, da 22ª dinastia (712-945 a.C.), no vale dos Reis na cidade de Luxor, a 600 quilômetros do Cairo.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A guerra e as palavras

Rei George VI durante o pronunciamento da declaração de guerra a Alemanha Nazista, em 3 de setembro de 1939.
Por Felipe Nogueira Monteiro
                O poder das palavras tem a mesma capacidade destrutiva de uma rajada de metralhadora, de uma bomba, ou até maior do que todas juntas. E não se trata de um mero devaneio filosófico, isso é real, com exemplos clássicos na História. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Inglaterra principalmente vivia sob um dilema: como um rei gago e tímido pode derrotar um exímio e talentoso orador, líder de um país que conquista boa parte da Europa?

A aguia ao longo da História



Por Felipe Nogueira Monteiro

Entre 10 mil a 4 mil anos atrás, os seres humanos davam seus primeiros passos sob a Terra, já possuindo certa racionalidade, graças ao cérebro e ao polegar opositor das mãos, que possibilitou o surgimento da escrita. Desenvolveu-se a agricultura e o homem passou a domesticar animais, organizando assim, as primeiras civilizações. Junto a tudo isso, o sentimento religioso do ser humano também se aflorou, sendo que as primeiras formas de culto estão ligadas as forças da natureza: raios, chuvas e até mesmo animais, como a aguia, por exemplo.

Coliseu pode ter projeto de restauração parado por falta de patrocínio

13/01/2012 - 07h30
DA FRANCE PRESSE

O presidente do grupo de calçados Tod's, Diego della Valle, ameaçou nesta quinta-feira (12) retirar-se do projeto de restauração do Coliseu, em Roma, avaliado em 25 milhões de euros, após a abertura de uma investigação sobre irregularidades.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

MAM mostra coleção que deu origem ao acervo do museu

Conjunto de obras foi doada pelo industrial Carlo Tamagni

11 de janeiro de 2012 | 22h   Antonio Gonçalves Filho - O Estado de S. Paulo
 
Carlo Tamagni (1900-1966) é um nome pouco lembrado, mas sem ele não existiria o núcleo da coleção do Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo, que inaugura hoje uma exposição com as 81 primeiras obras a entrar no acervo da instituição após a decisão de Francisco (Ciccillo) Matarazzo Sobrinho, então seu presidente, de transferir a coleção original para o Museu de Arte Contemporânea (MAC), criado em 1963. Tamagni, colecionador e então conselheiro do MAM, doou sua coleção ao museu e, em 1968, foi organizada uma mostra com as mesmas obras expostas em O Retorno da Coleção Tamagni, que tem curadoria de Felipe Chaimovich e Fernando Oliva.

Tarsila. A paisagem de 1948 foi pintada no ano em que o museu foi criado por Ciccillo - Romulo Fialdini/Divulgação

Trata-se de uma coleção irregular, feita de grandes nomes do modernismo, como Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti, e pintores hoje esquecidos, mas nela há lugar para obras boas e raras de mestres como Volpi, Pancetti e Bonadei. E, graças às estruturas giratórias que servem de suporte às obras, criadas pelo argentino Nicolás Guagnini (chamadas por ele de "máquina curatorial"), os visitantes podem reordenar visualmente a mostra.

Tamagni teria gostado da ideia, pois sua coleção, antes de seguir uma linha rígida, foi construída com flexibilidade e de forma afetiva, conforme a intuição do colecionador, sobre o qual se sabe pouco além de ter sido um antifascista e bem-sucedido empresário do ramo gráfico.

FONTE: Estado de São Paulo

Para ver mais obras, clique: http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,mam-mostra-colecao-que-deu-origem-ao-acervo-do-museu,821535,0.htm

Acervo do Museu da Música de Mariana é reconhecido pela Unesco

Coleção reúne mais de 2 mil partituras sacras originais; algumas estão disponíveis na internet

11 de janeiro de 2012 | 12h 05
 
Agência Fapesp
 
 A importância do acervo do Museu da Música de Mariana (MG), que abriga mais de 2 mil partituras originais, foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) por meio do Diploma do Registro Regional para a América Latina e o Caribe.

Cientistas russos estão a ponto de extrair água mais pura e antiga do mundo

Expedição busca descoberta inédita no lago Vostok, que está situado sob o gelo na Antártida; profundidade máxima ainda é desconhecida

11 de janeiro de 2012 | 19h 45Efe
 
Cientistas russos estão prestes a extrair água mais pura e antiga do planeta no lago Vostok, situado sob o gelo na Antártida, informou nesta quarta-feira, 11, à Agência Efe o chefe da expedição antártica da Rússia, Valery Lukin.

Vostok é uma massa de água doce em estado líquido que está no centro da Antártida - Nasa
"Recomeçamos a perfuração do gelo antártico em 2 de janeiro. Neste tempo, avançamos 16 metros", afirmou Lukin, subdiretor do Instituto de Pesquisas Árticas e Antárticas (IIAA), com sede em São Petersburgo.


Embora seja desconhecida com exatidão a profundidade máxima do lago, o cientista acredita que nas próximas semanas o perfurador, que no ano passado superou 70 metros de gelo grosso em menos de um mês, chegue ao seu destino.



segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Inscrição em pedra é projeto da Torre de Babel, diz pesquisador

02/01/2012 - 13h22
REINALDO JOSÉ LOPES
EDITOR DE "CIÊNCIA E SAÚDE"

Especialistas que analisaram uma inscrição de 2.600 anos dizem que ela é uma espécie de placa comemorativa da inauguração da Torre de Babel, com detalhes do projeto celebrizado pela Bíblia.

A conclusão está num novo livro de título indigesto, "Cuneiform Royal Inscriptions and Related Texts in the Schoyen Collection" ("Inscrições Reais em Cuneiforme e Textos Relacionados da Coleção Schoyen").

sábado, 7 de janeiro de 2012

E assim nasceu a Espanha...

Queda do reino de Granada: islâmicos se rendem aos "reis católicos" Fernando e Isabel.
Nascia a Espanha Moderna e reunificada.
Por Felipe Nogueira Monteiro
                A Espanha, país de origem latina, localizado na península Ibérica, poderia ser muçulmana. Sim, poderia ser muçulmana. O país, que na idade moderna, foi marcado por ser um baluarte cristão ante a onde protestante que crescia na Europa, um dia foi ocupada por povos de origem árabe muçulmana, que implementaram seu modo de vida até na arquitetura. Mas, a ação de um casal, principalmente de uma mulher, mudou tudo isso. Ali, nasceu a Espanha moderna.

Uma reflexão sobre o euro


Por Felipe Nogueira Monteiro
                Na semana que o euro, a moeda única européia, completa 10 anos, a União Européia, encontra-se no maior desafio de sua existência: superar os efeitos da crise econômica que afeta o continente e ameaça a existência do bloco e a economia dos países que a constituem. O euro superará e sairá fortalecido desse momento de crise?

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Auschwitz recebeu 1,4 milhão de visitantes em 2011

Número representa recorde para memorial do Holocausto, que enfrenta problemas de conservação

06 de janeiro de 2012 | 9h 46 Associated Press
 
VARSÓVIA - A diretoria do memorial de Auschwitz-Birkenau anunciou nesta sexta-feira, 6, que um número recorde de 1,4 milhões de pessoas visitaram o antigo campo de concentração nazista da Segunda Guerra Mundial em 2011. O número, afirmam os responsáveis pelos local, reiteram o complexo como um dos mais visitados na Europa como memória do conflito dos anos 1940.

'O trabalho liberta', diz a famosa placa do antigo campo de concentração - Czarek Sokolowski/AP
Enquanto o grande número de visitantes é visto como importante para o conhecimento sobre o Holocausto, o fluxo de turistas mostra-se também uma preocupação para a manutenção do local. Muitas das estruturas já necessitam de restauração por causa do desgaste e os responsáveis pelo memorial disseram que estão fazendo o possível para preservá-lo.

O museu de Auschwitz afirmou que a maioria dos visitantes que passaram pelo local no ano passado eram da Polônia, onde ficava o campo de concentração, mas turistas de nações como Itália, Grã-Bretanha, Israel, Alemanha, França e Estados Unidos também compõem boa parte dos turistas.
 
FONTE: Estado de São Paulo
 

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Exposição de brilhantes vai marcar Jubileu de diamantes da Rainha Elizabeth II

Monarca britânica completa 60 anos de reinado em 2012.

03 de janeiro de 2012 | 10h 45
Uma exposição com tiaras, coroas, colares e broches de brilhantes vai marcar o jubileu de diamantes da rainha Elizabeth 2ª, que comemora 60 anos de reinado em 2012.

Limpeza de obra de Da Vinci causa polêmica em Paris

Especialistas acusam o Museu do Louvre de estragar pintura

04 de janeiro de 2012 | 22h 10Elaine Sciolino - The New York Times
 
Obra-prima. Santa Ana com a Virgem e o - Reprodução

PARIS - O quadro Santa Ana com a Virgem e o Menino, de Leonardo da Vinci, pode não ter o mesmo status de estrela experimentado pela Mona Lisa. Mas, para o Museu do Louvre, é uma obra-prima tão importante quanto. E, agora, uma batalha se instalou, colocando de um lado o museu e, de outro, especialistas segundo os quais a limpeza do quadro foi feita de maneira "agressiva", causando danos irreparáveis.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Sensor detecta deterioração de obras de arte

Características ambientais dos museus podem provocar danos ao patrimônio

03 de janeiro de 2012 | 10h 12


Agência Fapesp

Com o objetivo de avaliar possíveis danos que as características ambientais dos museus podem provocar nos bens do patrimônio cultural que abrigam, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um sensor que indica o grau de degradação sofrida por materiais que compõem obras de arte em diferentes ambientes.

O dispositivo, que já passou por várias etapas de aprimoramento, é resultado de um projeto de pesquisa apoiado pela FAPESP por meio do Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.

Viúva de Carlos Prestes doa acervo pessoal ao Arquivo Nacional

03/01/2012 - 07h29

Prestes e familia em viagem a Alemanha Oriental, na decada de 70.
MARCO ANTÔNIO MARTINS
DO RIO

Maria Prestes, viúva do líder comunista Luiz Carlos Prestes, doa hoje ao Arquivo Nacional, no Rio, o acervo pessoal do "cavaleiro da esperança".

São dez álbuns de fotografias e 27 pastas de cartas, telegramas e documentos, incluindo correspondências trocadas com lideranças comunistas de diferentes países e com os filhos. A doação acontece no dia em que ele nasceu, há 114 anos, em Porto Alegre.

domingo, 1 de janeiro de 2012

Revoluções de 2011 "me lembram 1848", diz Eric Hobsbawm

31/12/2011 - 19h34
DA BBC BRASIL

O prestigiado historiador britânico Eric Hobsbawm comparou as revoltas no mundo árabe em 2011 às revoluções que explodiram na Europa no fatídico ano de 1848.

Em entrevista à BBC, Hobsbawm ressaltou que desta vez os movimentos de contestação são impulsionados pela classe média, e não pelo proletariado.