sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A aguia ao longo da História



Por Felipe Nogueira Monteiro

Entre 10 mil a 4 mil anos atrás, os seres humanos davam seus primeiros passos sob a Terra, já possuindo certa racionalidade, graças ao cérebro e ao polegar opositor das mãos, que possibilitou o surgimento da escrita. Desenvolveu-se a agricultura e o homem passou a domesticar animais, organizando assim, as primeiras civilizações. Junto a tudo isso, o sentimento religioso do ser humano também se aflorou, sendo que as primeiras formas de culto estão ligadas as forças da natureza: raios, chuvas e até mesmo animais, como a aguia, por exemplo.

A aguia é uma designação dada as grandes aves de rapina, de voos rasantes e capazes de planar. Capturam serpentes, ratos, lebres e filhotes de carneiro, muitas vezes observado a quilometros de distancia. Culturalmente, a aguia é sinonimo de espirito superior e de genialidade, que vai alem do que se espera e do que se suporta, de visão privilegiada e eficiente. Adorado por muitos povos, com o tempo, a aguia passou a ser exemplo de supremacia politica e militar de grandes civilizações e potências ao longo da História, recebendo o nome de aguias imperiais. Vejamos alguns exemplos: 

A aguia no Antigo Egito
Na Grecia Antiga, a aguia se faz presente na mitologia: é simbolo de Zeus, pai e irmão dos deuses do Olimpo; e no mito de Prometeu, que ao dar fogo aos homens, é condenado a ter seu estomago devorado por uma aguia por toda a eternidade.

Aguia na Persa aquemenida
 
Na Roma antiga, a aguia sai do contexto religioso e passa a significar supremacia politica e militar. Personificou o poder do ditador Caio Julio Cesar e dos imperadores romanos.Acima, uma aguia é parte de um estandarte romano, instrumento que ia a frente das legiões romanas.

Pela primeira vez na História, surge a menção as aguias bicefalas (duas cabeças), no Império bizantino. Representam a detenção do poder politico e religioso do imperador.

 
A aguia ocupou importante papel na civilização asteca: os astecas quando viram uma aguia caçando a serpente, interpretaram como sinal divino. A partir dai, passaram a cultuar o animal. É tão presente na sociedade, que essa imagem encontra-se estampada na bandeira do México.
 
A aguia bicefala russa traz a mesma conotação do imperio bizantino, representando o poder absoluto dos czares.


A aguia bicefala do Império Austro Hungaro, da casa dos Habsburgo.

 
A aguia se fez presente na história alemã: simbolos de muitos principes da região, foi o principal simbolo da Alemanha reunificada do século XIX.

A Alemanha Nazista também se apropriou do simbolismo da aguia, para demonstrar seu poder militar a Europa conquistada. Até a queda de Berlim, em 1945, a aguia se fez presente: duas estatuas de aguia foram encontradas nas ruinas da Chancelaria e do Reichstag.
 
Hoje, os EUA que exploram o simbolismo da aguia ante o mundo, atraves do poder economico (ramos) e militar (flechas).


2 comentários:

  1. Que legal Felipe, vou usar sua pesquisa para colocar no meu blog de História, pois me ajudou na minha pesquisa, não se preocupe, vou colocar o seu nome e a fonte ta, muito obrigado, abraço.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de uma confirmação sobre a reposição da espada do rei da Pérsia por uma águia

    ResponderExcluir