sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Notas sobre o panorama da Comunidade Andina de Nações.

 Por Leandro Pereira dos Santos * 

Mergulhada em desavenças internas, a comunidade andina se divide entre os que unilateralmente procuram acordos comerciais com os EUA, a UE e a Ásia, como no caso de Peru e Colômbia, e os que se aproximam da ALBA, como nos casos de Equador e Bolívia.”(COUTINHO, 2009, p.4, Grifo nosso)

Atualmente os países andinos estão divididos em dois blocos distintos: o bloco daqueles que são favoráveis a uma abertura maior para com o capital estrangeiro globalizado e também a uma relação diplomática maior com os EUA. Esse bloco é composto por Colômbia, Peru e Chile, sendo que o primeiro é um dos aliados mais fiéis dos EUA na América do Sul pois o governo de Álvaro Uribe depende do apoio dos EUA, que se manifesta através do plano Colômbia, para combater a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), que empreende uma guerrilha que já dura 46 anos. E o outro bloco distinto é daquelas nações que são contrárias ao capital estrangeiro globalizado e também contrárias as relações exteriores maiores com os EUA por temerem que esse possa intervir em assuntos internos, andando em direções opostas a do primeiro bloco, como por exemplo: enquanto o primeiro bloco abre sua economia para o capital estrangeiro globalizado o segundo busca reconquistar as bases econômicas do Estado através de ondas de estatizações, promovendo assim uma retórica nacionalista. Esse bloco é composto por Venezuela, Bolívia e Equador.

Por que chora, Coréia do Norte?

Por Felipe Nogueira Monteiro
                Recentemente, vi uma reportagem que chamou muito minha atenção e creio que foi do mundo inteiro: o choro indiscriminado dos norte-coreanos, “enlutados” pela morte do seu líder, o ditador Kim-Jong-Il. Em um pais fechado e isolado como a Coréia do Norte, e ainda mais, perigoso, o que se esconde por trás dessas lágrimas? Será que a História nos dá uma dica?

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Murais de Diego Rivera retornam a Nova York 80 anos depois

25/12/2011 - 15h02
DA FRANCE PRESSE, EM NOVA YORK

Oito murais "portáteis" criados pelo grande artista mexicano Diego Rivera em 1931 para o Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York voltam a ser exibidos no mesmo lugar 80 anos depois, em uma mostra que vai se estender até maio de 2012.

"Murais para o Museu de Arte Moderna" prestam homenagem à aventura extraordinária realizada pelo MoMA e Rivera por ocasião de sua primeira retrospectiva na Big Apple: pintar "in situ", em um curto espaço de tempo, uma série de obras que seriam logo expostas.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Novos fragmentos caem do Coliseu e autoridades minimizam problemas

27/12/2011 - 17h08
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O desprendimento de pequenos fragmentos do Coliseu de Roma nas últimas horas desta terça-feira despertou a preocupação dos especialistas por causa do delicado estado do monumento mais simbólico e visitado da capital italiana. As autoridades italianas responsáveis pela manutenção, entretanto, minimizaram o problema.

"É indispensável e urgente intervir para impedir que o Coliseu se transforme em uma grande lixeira", disse hoje à imprensa italiana Giovanni Puglisi, presidente da comissão italiana da Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Expressões de emoção do ser humano tem uma razão evolutiva, diz estudo

Segundo cientistas, expressões faciais específicas podem ter evoluído de simples resposta do organismo ao papel de sinalizador dos sentimentos

26 de dezembro de 2011 | 18h 00
 
Nada de desprezar os velhos desenhos que você fazia quando era pequeno. Aqueles rabiscos com rostos assustados, bocas tortas e olhos arregalados podem ter ajudado os nossos primatas ancestrais a sobreviverem nas selvas pré-históricas, diz um novo estudo da revista 'Current Directions in Psychological Science', publicada pela Associação de Ciências Psicológicas dos Estados Unidos. Para os pesquisadores, o medo e outras expressões faciais podem ter evoluído de simples resposta do organismo ao papel de sinalizador dos sentimentos.

Arqueólogos descobrem antigo carimbo em Jerusalém

26/12/2011 - 08h00
DA REUTERS, EM JERUSALÉM

Arqueólogos israelenses disseram neste domingo ter descoberto um carimbo de argila de 2.000 anos, perto do Muro Ocidental, também conhecido como Muro das Lamentações, de Jerusalém, confirmando relatos escritos de rituais que eram realizados no templo sagrado judaico.

Mas o objeto do tamanho de um botão tem as palavras inscritas em aramaico "puro para Deus", indicando que era usado para certificar alimentos e animais usados para cerimônias de sacrifício.

O Muro Ocidental faz parte de um complexo conhecido pelos judeus como o Monte do Templo e pelos muçulmanos como o Nobre Santuário, onde a mesquita islâmica al-Awsa e o Domo da Rocha estão localizados.

"Parece que o objeto era usado para marcar produtos ou objetos que eram trazidos para o Templo, e era imperativo que fossem puros segundo rituais", disse a Autoridade de Antiguidades de Israel, em comunicado para divulgar a descoberta.

A entidade disse acreditar ser a primeira vez que tal selo foi escavado, oferecendo uma prova arqueológica direta de rituais que eram realizados no templo e que eram descritas em textos antigos.
Menahem Kahana/France Presse
Objeto tem as palavras inscritas em aramaico "puro para Deus", indicando que era usado para certificar alimentos e animais
Objeto tem as palavras inscritas em aramaico "puro para Deus", indicando que era usado para certificar alimentos


FONTE: Folha de São Paulo

Natal tem origem em tradições mais antigas que o próprio cristianismo

25/12/2011 - 08h05
DA FRANCE PRESSE, EM MONTEVIDÉU

Mesas generosamente servidas, canções, árvore cheias de luzes e o alegre soar de sinos são algumas características da festa de Natal, uma celebração que não nasceu com o cristianismo, mas tem raízes em antiquíssimos ritos pagãos indo-europeus bem anteriores a Jesus Cristo.

A festa mais universal do Ocidente, a comemoração do nascimento do menino Jesus, foi celebrada pela primeira vez, com o sentido de hoje, em 25 de dezembro de 336, em Roma, poucos anos depois de o cristianismo ser adotado como religião do Império.

sábado, 24 de dezembro de 2011

Verdadeira terra natal de Jesus seria aldeia de 800 habitantes

24/12/2011 - 07h48
MARCELO NINIO
ENVIADO ESPECIAL A BELÉM DA GALILEIA (ISRAEL)

Os milhares de peregrinos que visitaram Belém nos últimos dias para celebrar o Natal no local onde Jesus nasceu foram ao lugar errado.

O nascimento foi numa Belém mais ao norte, bem perto de Nazaré, onde o Novo Testamento conta que Jesus passou a infância.

A tese que ousa balançar as fundações da narrativa cristã é baseada em dados históricos, citações do Antigo e Novo Testamentos e mais de dez anos de escavações feitas por um arqueólogo israelense, Aviram Oshri.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O verdadeiro significado do Natal


Por Felipe Nogueira Monteiro
                Época de Natal é época de papai Noel, certo? ERRADO! O dia de natal é mais que trocar presentes ou somente preparar uma ceia farta. É mais que simplesmente estar sensível nessa época do ano a coisas boas, visando o novo ano que se aproxima. Acima de tudo, o dia de natal pode até sintetizar tudo isso, mas o simbolismo maior está no nascimento de Jesus Cristo, aquele que foi aclamado rei nascendo humilde, em uma manjedoura. Ao pregar a palavra de Deus, Jesus venceu e conquistou o mundo.

Por uma nova Rússia

Queda da estatua de Felix Djerzinski, fundador da agencia de inteligencia russa KGB. Era o fim da esfera sovietica.

Por Felipe Nogueira Monteiro
            25 de dezembro de 2011. Grandes eventos não serão realizados na Rússia. A 25 de dezembro de 1991, desaparecia da geopolítica mundial uma das maiores superpotências de todos os tempos: a União das Repúblicas Socialistas Soviética, a URSS. O mundo se chocava quando viram pela TV, o dirigente soviético Gorbachov passando a pasta com os códigos de lançamento das armas nucleares ao presidente da Federação Russa, Boris Yeltsin. E já faz 20 anos. Por muito tempo, 74 anos para ser exato, a bandeira vermelha, com a foice e o martelo, suscitou paixões e muito ódio, foi símbolo de libertação e ao mesmo tempo opressão, a URSS foi a maior rival e a principal aliada, foi alternativa e foi controversa. Enfim, o que dizer sobre o “urso soviético”?

Primavera arabe: um ano depois


No ultimo dia 17 de dezembro, completava 1 ano a mais recente onda de protestos, que mudou a face do mundo arabe, denominada "Primavera Árabe". Nesse um ano, muita coisa mudou: ditadores cairam, a democracia passou a dar seus primeiros passos, o povo passou a ser mais atuante e a se expressar mais, o islamismo buscou se adaptar a essa nova realidade, entre outros. Confesso que foi dificil, num primeiro momento, compreender a extensão e as mudanças geopoliticas dessas revoltas. Mas, vejamos como tudo começou no especial a seguir.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Centenário do Titanic põe Belfast no mapa turístico

20/12/2011 - 15h41
DA REUTERS, EM BELFAST


Outrora incluída junto com Bagdá e Beirute na lista de cidades vedadas ao turismo, Belfast se tornou um dos destinos mais procurados do mundo graças a seu passado conturbado, ao presente com grandes campos de golfe e ao iminente centenário da tragédia do Titanic.

Durante décadas de violência sectária, poucos estrangeiros visitavam a Irlanda do Norte, mas o acordo de paz entre católicos e protestantes transformou essa província do Reino Unido, fazendo com que o movimento de turistas saltasse de 400 mil em 1998, ano do acordo de paz, para 1,6 milhão neste ano.

Pequeno Príncipe ganha estátua no museu de cera de Paris

21/12/2011 - 10h03

Após ser traduzido para 257 idiomas, o livro "Pequeno Príncipe", o intrépido viajante interplanetário criado pelo escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, chegou ao museu de cera de Paris na semana passada, acompanhado das inseparáveis raposa e rosa.

O jovem aventureiro foi instalado no museu Grevin, em cerimônia que contou com a presença de Olivier d'Agay, sobrinho do escritor, que criou o personagem em 1942, dois anos antes de sua morte prematura, aos 44 anos.

François Guillot/France Presse
Museu de cera de Paris recebeu estátua do Pequeno Príncipe, personagem criado pelo escritor francês Antoine de Saint-Exupéry
Museu de cera de Paris recebeu estátua do Pequeno Príncipe, personagem criado por Antoine de Saint-Exupéry

sábado, 17 de dezembro de 2011

Especial: Guerra ao Terror no fim?



Nesta semana vimos a declaração do governo americano sobre o fim da ocupação norte-americana no Iraque, terminando oficialmente a Guerra do Iraque, que se arrasta desde 2003. Este conflito faz parte de um conjunto de ações militares dos EUA no Iraque e no Afeganistão, chamada de Guerra ao Terror, iniciada em 2001 com o presidente George W. Bush.

A origem do vestibular no Brasil

Vestibular da USP 2011
Por Felipe Nogueira Monteiro
                Fim de ano, reta final de muitos vestibulares. Em todo o Brasil, alguns sonhos serão realizados (ás vezes de famílias inteiras!) se o nome aparecer na lista de aprovados de uma faculdade prestigiada, aquela onde tem o curso onde deseja ou a distancia mesmo. Mas, tudo isso também teve um processo histórico. O vestibular tem uma razão de ser.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Palácio Guanabara é reinaugurado após obra de R$ 19,2 mi

15/12/2011 - 08h42


DIANA BRITO
DO RIO

Após uma completa restauração, o Palácio Guanabara, sede do governo do Rio, será reinaugurado hoje, às 20h, no bairro Laranjeiras, zona sul.

O palácio já passou por cinco reformas desde que foi construído em 1853, mas esta foi a que teve maior investimento: R$ 19,2 milhões.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Americanos baixam bandeira em Bagdá, pondo fim à guerra no Iraque

15/12/2011 - 09h40

DE SÃO PAULO
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Militares desceram a bandeira dos Estados Unidos da haste e a enrolaram em um tecido, fechando o quartel-general do Exército americanos em Bagdá de acordo com as tradições. Assim foi encerrada oficialmente nesta quinta-feira a guerra no Iraque, após quase nove anos de presença das tropas americanas no país.

Com a participação do secretário de Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, o encerramento se dá duas semanas antes do prazo programado no acordo de segurança assinado entre os governos dos EUA e do Iraque em 2008.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Unesco hasteia bandeira da Palestina

Admissão da Palestina na Unesco foi realizada contrariamente à opinião de alguns países - Benoit Tessier/Reuters

13 de dezembro de 2011 | 10h 26

Hasteamento contou com a presença do presidente palestino, Mahmoud Abbas 

Admissão da Palestina na Unesco foi realizada contrariamente à opinião de alguns países.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Estados Unidos dão por encerrada a guerra do Iraque

Segundo presidente Barack Obama, militares americanos voltam com 'honra' para casa

12 de dezembro de 2011 | 16h 51
 
Agência Estado
 
WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, marcou nesta segunda-feira, 12, o fim oficial da Guerra do Iraque, após ter uma reunião com o presidente do Iraque, Nouri al-Maliki, e ao dizer que a "estação de volta para casa" chegou para os militares norte-americanos. Obama teve um encontro com Maliki no Salão Oval da Casa Branca.
Obama e Maliki durante reunião na Casa Branca - Jim Lo Scalzo/Efe
Obama e Maliki na Casa Branca

Projeto vai analisar tesouro pré-colombiano

Objetivo é entender procedimentos empregados por povos indígenas que viveram na América no século 16

12 de dezembro de 2011 | 17h 47
 
A metalurgia do ouro na América pré-colombiana atingiu níveis de excelência técnica e artística, mas sabe-se muito pouco sobre os procedimentos empregados para fabricar e montar peças.

Por isso, um projeto internacional do Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha (CSIC) vai utilizar os últimos avanços em técnicas para estudar duzentos objetos vindos da Costa Rica e 123 peças que formam o Tesouro dos Quimbaya, armazenados no Museu da América de Madri.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Ganhar ou perder, mas sempre com democracia! A Democracia Corinthiana


Por Felipe Nogueira Monteiro
                No ano em que o Corinthians conquista o pentacampeonato brasileiro e em ocasião do falecimento do jogador Socrates, muito se falou da famosa “Democracia Corinthiana”. No inicio do jogo, os jogadores corinthianos e a torcida fizeram o gesto característico do jogador Sócrates: o braço estendido ao alto com um punho fechado. Tudo isso é muito carregado de simbologia e de história. É um misto de estrutura, de sentimento de pertencimento e de mudança numa época em que se falar em democracia era algo perigoso, digno de ser preso, por ser ameaça a nação, afinal era o Brasil do “ame ou deixe-o”. Sinceramente, sempre me fascinou e me intrigou a importância histórica da Democracia Corinthiana. Mas afinal, o que ela foi e qual seu real impacto ou será coisa de time ou paixão?

O que se falou sobre Pearl Harbor?



Veja o que o se noticiou sobre Pearl Harbor no Brasil:

Os 70 anos do “dia da Infâmia”


Explosão do USS Shaw, em Pearl Harbor

Por Felipe Nogueira Monteiro
                A 70 anos atrás, completados no dia 7 de dezembro desta semana, se lembrava o que o presidente Roosevelt chama de “dia da infâmia”: o ataque japonês a base norte-americana de Pearl Harbor. Se pudermos comparar, essa data tem o mesmo peso do 11 de setembro de 2001 ou do assassinato de Kennedy, devido ao profundo choque e comoção causado e também pelas decisões tomadas, que por sinal, mudaram o mundo que conhecemos. Para isso, retornaremos aos dias  que antecederam ao ataque, no final do ano de 1941.

A Historia por tras de uma imagem!

O Beijo, segundo Alfred Einsenstadt
Por Felipe Nogueira Monteiro

Certa vez, conversava com uma amiga que havia postado essa foto em uma famosa rede social: isso chamou minha atenção quanto a historicidade da foto. Se uma imagem pode dizer mais de mil palavras, nenhuma delas é tão mais clara que essa.  Era 15 de agosto de 1945 ,em plena Times Square, em Nova York, um marinheiro ao saber que o Japão havia se rendido e assim a Segunda Guerra Mundial havia terminado, beija a enfermeira, que não conhecia. A imagem, tirada pelo fotografo Alfred Einsenstaedt, eternizou o fim do evento e tornou-se icônica, simbólica dos festejos do pós guerra. Mas quem são eles? O que aconteceu com o marinheiro, a enfermeira e o fotografo? 

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Arqueólogos descobrem túmulos de 10 eunucos imperiais em Pequim

Na época do Império, grupo tinha muito poder; especialistas ainda não estabeleceram datas nem identidade dos homens

30 de novembro de 2011 | 17h 15


 Uma equipe de arqueólogos descobriu em Pequim túmulos de dez eunucos que viveram na época da corte imperial chinesa durante a dinastia Ming (1368-1644), informou nesta quarta-feira, 30, o jornal "Global Times".

As covas foram descobertas graças às obras para a construção de um prédio de laboratórios. Em agosto, surgiram os primeiros indícios dos restos arqueológicos e os trabalhos foram interrompidos.

Humanos fabricavam 'colchões' há mais de 70 mil anos

Segundo cientistas, descoberta coincide com outros comportamentos introduzidos pelo homem moderno em sua vida cotidiana, como o uso da pedra

08 de dezembro de 2011 | 20h 19
Os humanos primitivos na África do Sul já fabricavam colchões a base de ervas e plantas medicinais há 77 mil anos, 50 mil anos antes do que se acreditava, sugere um estudo divulgado nesta quinta-feira, 8.

Os restos de uma cama vegetal foram descobertos nas escavações do refúgio de pedra de Sibudu, na província de KwaZulu-Natal, por uma equipe da Universidade de Witwatersrand, em Johannesburgo.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Exército de Terracota foi feito para treinamento militar, diz estudo

05/12/2011 - 18h14

DA EFE, EM PEQUIM

Um pesquisador chinês publicou, após 30 anos de estudo, uma teoria revolucionária sobre o famoso Exército de Terracota de Xian, na qual defende que essas famosas figuras de argila não protegiam a tumba do Primeiro Imperador Qin, mas eram usadas para treinar guerreiros de carne e osso.

Publicada na última edição da revista chinesa "História Militar", esta tese, que começou a agitar os círculos arqueológicos do país, sustenta que os soldados de terracota eram utilizados para simular batalhas para testar os exércitos reais do império Qin (século 3 a.C.).

Norbert Millauer - 17.nov.09/France Presse
Funcionária arruma cabeça da réplica em Dresden de um dos guerreiros do Exército de Terracota, que está localizado na China
Funcionária ajeita cabeça da réplica em Dresden de um dos guerreiros do Exército de Terracota, situado na China

Construído por Hitler, prédio icônico nazista é demolido em Berlim

07/12/2011 - 12h14

DA EFE, EM BERLIM

O Deutschlandhalle de Berlim, o pavilhão multiuso construído em 1935 por Adolf Hitler e palco de apresentações de Rolling Stones e Queen, começou a ser demolido a partir da implosão do teto do prédio no final de semana.

A detonação ocorreu após a montagem de um cordão de isolamento de 200 metros ao redor do recinto. As paredes do local devem ser derrubadas separadamente.

Milhares de objetos do século 19 são encontrados sob calçada de NY

Entre os artigos descobertos estão uma escova de dentes de osso e pratos de porcelana chinesa

06 de dezembro de 2011 | 18h 52
 
Trabalhadores que instalavam um encanamento subterrâneo no distrito financeiro de Nova York encontraram um "tesouro arqueológico" de mais de cinco mil objetos pessoais que datam do início do século 19, informou o site "DNAinfo".

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Exemplo de preservação: Moradores de bairro tentam resgatar biblioteca centenária em Londres

06/12/2011 - 08h00
DA FRANCE PRESSE, EM LONDRES

Como centenas de bibliotecas municipais sacrificadas pelo plano de austeridade britânico, a de Kensal Rise também fechou suas portas. Mas a resistência se organiza e os moradores desse bairro multiétnico de Londres não perdem a esperança de vê-la renascer.

No exterior do grande prédio vitoriano de tijolos, agora proibido ao público, na esquina de duas ruas povoadas de pequenas casas e de algumas lojas comerciais, uma biblioteca alternativa aparece. Livros trazidos pelos moradores estão à disposição das pessoas que passam por ali, podendo até pegá-los emprestado.
Ben Stansall/France Presse
Biblioteca centenária Kensel Rise, cuja fundação ocorreu em 1900 pelo escritor Mark Twain, fechou as portas por verbas
Biblioteca centenária Kensel Rise, cuja fundação ocorreu em 1900 pelo escritor Mark Twain, fechou as portas

Quadro redescoberto de espanhol Velázquez vai a leilão

06/12/2011 - 18h25
DA REUTERS, EM LONDRES

A disparada nos preços das obras de arte tem levado à revelação de muitos "tesouros de porão", e isso pode se repetir nesta semana, quando uma tela inicialmente avaliada em 300 libras (US$ 470) poderá ser vendida por 3 milhões de libras, depois de a casa Bonhams descobrir que se tratava de um legítimo Velázquez.

O retrato de um homem desconhecido vai a leilão na quarta-feira, como parte de uma série de vendas em Londres de obras de mestres antigos e de arte britânica, com peças que podem alcançar dezenas de milhões de libras.
Carl Court/France Presse
Retrato de um homem desconhecido vai a leilão na quarta-feira, como parte de uma série de vendas em Londres de obras de mestres antigos e de arte britânica
Retrato de um homem desconhecido vai a leilão na quarta-feira, como parte de uma série de vendas em Londres

Alemanha reabre inquérito sobre massacre nazista na França

06 de dezembro de 2011 | 15h 53
 
REUTERS
A Alemanha investiga seis antigos membros da força nazista SS suspeitos de terem realizado um massacre durante a 2a Guerra Mundial na França, no qual 642 homens, mulheres e crianças foram trancados em celeiros e em uma igreja, que depois foram explodidos ou incendiados, disse um promotor na terça-feira.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A próxima fronteira:Telescópio da Nasa encontra 1º planeta habitável

 

Astrônomos viram o planeta cruzar a frente de sua estrela três vezes (Foto: Nasa)

A agência espacial dos Estados Unidos (Nasa) informou nesta segunda-feira que seu telescópio espacial Kepler confirmou a existência do primeiro planeta habitável numa região fora do sistema solar.

Histórica, São Luís vive período de decadência

08/09/2011 - 08h00
SILVIO CIOFFI
EDITOR DE TURISMO

A lista de intelectuais ligados a São Luís espelha sua importância cultural. A cidade, que hoje faz 399 anos, foi referência na formação de Candido Mendes de Almeida, jurista, historiador e geógrafo que publicou o "Atlas do Império do Brasil" (1868); de Aluísio de Azevedo, autor de "O Mulato" (1881) e de "O Cortiço" (1890); de Graça Aranha, a quem devemos "Canaã" (1902); e de Gonçalves Dias, poeta que publicou "Canção do Exílio" (1843) e um dicionário de língua tupi (1858).

Equador e Espanha se unem para restaurar convento do século 17

03/12/2011 - 17h40

DA EFE

Depois de sofrer com dois tremores de terra e outras batalhas, os ornamentos do teto do convento Santo Agostinho de Quito passarão por uma restauração de 18 meses em um projeto que envolve Equador e Espanha. O convento foi construído há 300 anos em uma obra que se estendeu por mais de uma década.
Situado no centro histórico de Quito, capital do Equador, o convento foi construído há 300 anos em uma obra que se estendeu por mais de uma década.

Documentos do regime militar ganham título de patrimônio da humanidade

02/12/2011 - 19h25

DA AGÊNCIA BRASIL

Documentos do período do regime militar no Brasil tornaram-se patrimônio da humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) nesta sexta-feira durante solenidade na Ilha Fiscal, na Baía de Guanabara, centro do Rio.

Museu do Louvre apela ao mecenato para restaurar 'tesouros do Cairo'

05/12/2011 - 11h05

O Museu do Louvre, em Paris, fez um novo apelo ao mecenato individual para restaurar e montar dois elementos da arquitetura egípcia que serão expostos em seu futuro departamento de Artes do Islã.

Um ano após o sucesso da campanha "Tous mécènes", que permitiu ao museu adquirir a obra-prima de Lucas Cranach, "Les Trois Grâces" (As Três Graças, 1531), devido à generosidade do público, o Louvre abre mais uma campanha, dessa vez para "os tesouros do Cairo a restaurar".

sábado, 3 de dezembro de 2011

Foto inédita mostra Dilma num interrogatório de 1970

A foto acima exibe Dilma Rousseff na  juventude. Foi clicada em novembro de 1970, na sede da Auditoria Militar do Rio de Janeiro.

Presa pela ditadura, a então guerrilheira Dilma –ou Estela ou Vanda ou Luíza, seus codinomes na clandestinidade— tinha escassos 22 anos.

No momento em que a máquina fotográfica foi acionada, ela estava sendo interrogada. Repare num detalhe: os inquisidores escondem o rosto com a mão, para evitar a identificação nos laudos do processo.

Fonte da Noticia: Folha De São Paulo

Restos maias de dois mil anos são descobertos no México

Trata-se das primeiras ossadas da época anterior à chegada dos espanhóis

03 de dezembro de 2011 | 12h 09

Um dos esqueletos encontrados estava inteiro; o outro sugere cremação - Efe

Um dos esqueletos encontrados estava inteiro; o outro sugere cremaçã.  Arqueólogos mexicanos descobriram restos maias do período pré-hispânico com cerca de dois mil anos de antiguidade. Trata-se dos primeiros encontrados em Mérida, no sudeste do país, divulgou o Instituto Nacional de Antropologia e História.

Bomba da 2ª Guerra é encontrada em cidade alemã

Quase 45 mil moradores tiveram de ser retirados de suas casas após a descoberta da bomba de 1,8 tonelada
 
03 de dezembro de 2011 | 11h 48

Autoridades da cidade de Koblenz, no oeste da Alemanha, afirmaram que quase 45 mil moradores tiveram de ser retirados de suas casas após a descoberta de uma bomba de 1,8 tonelada da época da Segunda Guerra Mundial, no rio Reno.
O artefato deve ser desativado na manhã deste domingo, o que vai exigir a retirada de todos os moradores em um raio de quase 2 quilômetros. Sete asilos, dois hospitais e uma cadeia também terão de ser esvaziados. O tráfego nas rodovias e linhas de trem da região, que fica cerca de 130 quilômetro a noroeste de Frankfurt, será interrompido.
A bomba britânica atirada por soldados dos Estados Unidos foi encontrada na semana passada, após o nível do rio Reno diminuir consideravelmente, em função da falta de chuvas na região. As informações são da Associated Press.

FONTE: Estado de São Paulo

Segunda Guerra Mundial: A batalha de Berlim

Por Felipe Nogueira Monteiro
A bandeira soviética tremula sobre o Reichstag. Termina a Guerra na Europa.
            A Alemanha sempre foi um país de muita história. Foi berço de muitos cientistas e artistas, foi o foco da Reforma Protestante, mas a partir do século XIX, a coisa mudou. Com um projeto de domínio mundial e imperialista, idealizado por Otto Von Bismarck e levado a cabo na Primeira Guerra Mundial, em 1914, a ditadura de Adolf Hitler traz a tona a partir de 1934, quando como Fuhrer, inicia o III Reich de “mil anos”. A Alemanha parte para conquistar seu “espaço vital” durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Mas o preço de tudo isso foi alto demais.

EUA desativam bomba atômica mais antiga de arsenal da Guerra Fria

Especialistas nucleares do Estado do Texas se preparavam nesta terça-feira para desarmar a maior, mais poderosa e mais antiga bomba atômica do arsenal americano da era da Guerra Fria.

A última bomba B-53 --construída em 1962, o ano da Crise dos Mísseis com Cuba-- será desmontada na usina Pantex, próxima à localizade de Amarillo, o único local nos Estados Unidos onde atualmente armas atômicas são construídas, mantidas e desarmadas.
Técnicos da única usina nos EUA que ainda lida com armas atômicas analisam bomba B-53 dias antes de sua desmontagem
Técnicos da única usina que ainda lida com armas atômicas nos EUA analisam bomba antes de desmontagem

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Itália e Unesco buscam capital privado internacional para salvar Pompeia

02/12/2011 - 16h00

O Ministério de Cultura italiano assinou na terça-feira (29) um acordo com a Unesco para impulsionar o mecenato privado internacional com o objetivo de restaurar e preservar a jazida arqueológica de Pompeia, depois dos danos sofridos por várias construções.

Imperio Bizantino: Santa Sofia

02/12/2011 - 08h00

MARINA DELLA VALLE
Remontando ao século 7 a.C., Istambul já foi Bizâncio, Constantinopla em sua longa história de capital de impérios, centro de comércio, riqueza e cultura --uma anciã que conseguiu reter sua vivacidade e segue com seu burburinho de cidade global.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Estátua do faraó Amenhotep III é descoberta no Egito

Obra do século 14 foi descoberta na cidade de Luxor por uma equipe de arqueólogos egípcios
Cidade de Luxor
01 de dezembro de 2011 | 16h 58

 
Uma estátua monumental do faraó Amenhotep III (1390-1352 a.C.) foi descoberta nesta quinta-feira, 1, por uma equipe de arqueólogos egípcios na cidade de Luxor, a 670 quilômetros ao sul do Cairo, segundo as autoridades egípcias.

O Conselho Supremo de Antiguidades do Egito (CSA) informou em comunicado que a peça é "gigante" e que foi encontrada durante escavações em Qena, onde está o templo de Amenhotep III.